Juliana Abreu's profile

Millenium Book Covers





Millennium – Projeto Editorial | Releitura das Capas

O projeto consiste no redesign dos livros da série Millennium, de Stieg Larsson, composta por três volumes. Os livros de mistério abordam como principal tema a violência sexual contra mulheres, além do universo corrupto do mercado financeiro, a invasão de privacidade, movimentos neofascistas e o abuso de poder em geral.
       A obra recebeu adaptações no cinema, e o objetivo geral desse projeto se resume em criar uma linha editorial inspirada no remake de 2011, co-produzido entre os Estados Unidos, Suécia, Reino Unido e Alemanha e dirigido por David Fincher. Com base na direção artística do mesmo, buscou-se desenvolver uma linha menos óbvia e mais elegante para a trilogia, misturando geometria e abstração.​​​​​​​







Desde o início, as formas geométricas foram designadas para a diferenciação de cada um dos três volumes da coleção; quadrado, triângulo e círculo, respectivamente.

      
Junto disso, foi decidido o uso de cores sóbrias e a ideia de recortes e texturas de papéis rasgados. Os principais elementos visuais escolhidos para a composição do projeto foram as obras de Kelly O’Brien e a direção fotográfica de Jean-Baptiste Mondino.
       O’Brien é uma artista visual americana, que trabalha principalmente com papel para a criação de suas obras. Uma de suas principais séries de assinatura se chama “Playing with Fire” – título dado ao segundo livro da trilogia. Explorando os paralelos entre o processo criativo e o do fogo encontrando o papel, essa série é sobre o controle e a liberdade da destruição da combustão e os efeitos variados que isso gera. Suas criações serviram como base para a nova identidade das capas, por se encaixarem tanto conceitualmente como visualmente ao novo projeto editorial.
       Além disso, durante a produção do remake de David Fincher, foi realizado um ensaio fotográfico dos personagens pelo fotógrafo de moda e diretor de clipes musicais, Jean-Baptiste Mondino, que ficou encarregado de passar o primeiro visual da atmosfera obscura e obsessiva do novo filme de Fincher. A inspiração nessas fotos e no estilo artístico de Mondino influenciaram as escolhas das imagens usadas nas colagens das capas que, assim como as peças de O’Brien, refletem simbolicamente a trama de cada livro e conversam entre si, gerando unidade à coleção.




Millenium Book Covers
Published:

Millenium Book Covers

Projeto gráfico de capas da trilogia Millennium, de Stieg Larsson. Os livros de mistério abordam como principal tema a violência sexual contra mu Read More

Published: